No Japão, a maioridade é conquistada aos 20 anos. Porém, não basta chegar à idade, tem de se comemorar em grande estilo! Esta comemoração acontece todos os anos na segunda segunda-feira do mês de Janeiro!
As Cerimônias de Maioridade têm sido realizadas no Japão há séculos. Durante o período Edo (1603-1868), os rapazes tornavam-se adultos por volta dos 15 anos ( as suas cabeças eram então parcialmente rapadas), as meninas tornavam-se adultas por volta dos 13 anos (os seus dentes eram pintados de preto). Somente em 1876 o governo do Japão decidiu estabelecer a idade legal da maioridade como sendo os 20 anos.
(duas raparigas a festejar o dia com os amigos)
No passado dia 11 de Janeiro, o Japão celebrou o feriado nacional chamado Seijin No Hi (dia na maioridade)! Os jovens japoneses tornam-se adultos aos 20 anos. Ao chegar à maioridade legal os jovens estão aptos a votar, é permitido que fumem, comprem bebidas álcoólicas, e passam a possuir todos os direitos e responsabilidades da vida adulta.
A idade dos 20 anos é um grande marco para os japoneses. As cerimônias são supostamente realizadas para encorajar aqueles que entraram recentemente na vida adulta. Encorajar a tornarem-se membros auto-confiantes da sociedade. Os governos locais realizam cerimônias especiais de para marcar o ritual desta passagem.
Neste dia, os homens vestem-se tradicionalmente, mas a maioria opta pelo estilo social, conhecido dos ocidentais. As jovens mulheres preferem vestir o tradicional furisode. O furisode é um tipo especial de kimono, com mangas longas e desenhos elaborados. Para as mulheres solteiras, este é provavelmente o traje mais formal que elas irão vestir antes de seu casamento. Após as cerimônias, os jovens seguem para festas ou vão para bares como amigos.
(quimono usado na cerimónia)