Haiku (俳句, ou Haikai ) é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.
O haiku deriva duma forma anterior de poesia, que surgiu entre os séculos IX e XII, designada por tanka. Continha 5 versos, de 5 e 7 sílabas, que tratavam temas religiosos ou ligados à corte.
No século XV, os muitos concursos de poesia tanka deram origem a um jogo de escrita de longos poemas: a primeira estrofe, de 3 versos (com 5 ou 7 sílabas), era sugerida por um poeta e as restantes iam surgindo e associando-s. Era um jogo bastante competitivo.
Rapidamente a estrofe inicial de 3 versos acabou por se tornar uma forma independente de poesia. Mas só no século XIX, o mestre Masaoka Shiki lhe atribuiu um nome: haiku.
Bashô Matsuo (1644–1694), considerado o primeiro e maior poeta japonês de haiku, nasceu samurai e adoptou a simplicidade tanto na vida como na criação poética.
Enriqueceu o haiku, superando a artificialidade de poetas anteriores e tornando-o artistica e socialmente aceite. Começou a valorizar o papel do pensamento no haiku, introduzindo-lhe o espírito do budismo zen.
Os seus poemas sugeriam os mais variados estados de espírito: humor, depressão, euforia, confusão... permitindo assim uma consciência da grandiosidade da natureza ( física e humana).
"Este caminho,
Ninguém já o percorre,
Salvo o crepúsculo
De que árvore florida
Chega? Não sei
Mas é o seu perfume"
(Basho Matsuo)
Outros poetas do género se lhe seguiram foram: Buson Yosa (séc. XVIII), Shiki Masaoka (séc. XIX), Koi Nagata (séc. XX). Nem Shiki nem os poetas contemporâneos afirmaram uma ligação ao zen, como Bashô, embora seja inegável que a essência desta filosofia continue presente em muitas composições haiku.
“O haiku é mais do que uma forma de poesia; é uma forma de ver o mundo. Cada haiku capta um momento de experiência; um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida”.
(A. C. Missias, biólogo e poeta americano)
Assim, o haiku uma forma de poesia breve, depurada, bela, simples e fluente. É uma reacção estética minimalista à crescente consciência humana do caos. Exige uma atenção aos mais pequenos eventos da natureza objectiva e imediata; uma permanente atitude de espanto perante o fenómeno da natureza. Pressupõe uma relação entre o particular e o geral, entre o mais individualmente percebido e o ritmo cósmico da natureza, entre a efemeridade da sensação e o eco que esta pode despertar na sensibilidade e na memória, promovendo uma união entre o sujeito e o objecto. De referir que, no Oriente, o conceito de união entre o homem e a natureza é diferente do ocidental: o homem também é a natureza, por isso, o conceito de união remete para aquele momento específico em que o homem reconhece essa natureza a que ele também pertence.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3kr2ckHeWXV06HL_0gKlIZQS1lMem84hl8ZJmW1hPCrlE9Ozk5FxZ72P9Tak-d_zb7T9xs5DOIN6U1ycBwbWQNEDp8TVox6vW9jLL2xJ-fwmZiFmroDk8dvZCwtrBSMIEofei5Aw_9vBW/s320/haiku.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3kr2ckHeWXV06HL_0gKlIZQS1lMem84hl8ZJmW1hPCrlE9Ozk5FxZ72P9Tak-d_zb7T9xs5DOIN6U1ycBwbWQNEDp8TVox6vW9jLL2xJ-fwmZiFmroDk8dvZCwtrBSMIEofei5Aw_9vBW/s320/haiku.jpg)
Na pedra está o seguinte haiku:
"Nas folhas do livro
Que se abre no outono
Reaprende a cidade."
O haiku foi absorvido por outras culturas e línguas, tendo ganho popularidade em diversas regiões do mundo durante o século XX. Chegou ao Ocidente, quer pela via da imigração japonesa, quer pelo fascínio que o Oriente foi exercendo pelo Ocidente.
2 comentários:
Haiku huh? Nunca tinha ouvido falar mesmo, é bastante profundo gosto disso, gosto de poemas que falem para o coração e alimentem a alma. Sinceramente admiro o homem por ter lutado para fazer essa arte mais aceitável para a sociedade, dar coisas destas nas aulas era mesmo bonito.
Gostei muito deste post*_* Escreves coisas optimas*_*
Ass: Marcelo
Suteki da ne?
=D
Just keep on going ;D
I'll be nearby to give you a hand in case if you need one xD
Thank you for everything BF!=D
Enviar um comentário