Alguns enfeites de rua na vespera de Natal
Semanas antes do Natal, as cidades começam a enfeitar as ruas e lojas com ornamentos natalícios e luzes de mil e uma cores ao som de músicas próprias da época.
No país do Sol Nascente, o Natal é celebrado no dia 24 de Dezembro (25 de Dezembro é um dia normal de trabalho e de aulas) mas não como um evento religioso mas sim de diversão. Para os mais velhos é uma desculpa para se reunirem com amigos e irem até ao karaoke, ou estarem com toda a família enquanto que para os jovens, o Natal é o equivalente ao dia dos namorados sendo o local de eleição para um dia romântico, a famosa Disneyland de Tóquio, ao lado da sua cara-metade.
Na véspera de Natal, os japoneses compram o famoso Kurisumasu Keiki (um equivalente ao nosso Bolo-Rei), um bolo esponjoso decorado com natas, morangos e enfeites de natal, no entanto a cobertura do mesmo pode variar de loja para loja conforme os gostos de cada um. Sendo Kurisumasu Keiki a grande sensação do Natal a reserva do mesmo tem de ser feita com vários dias de antecedência, ou até mesmo meses! Depois do dia 25 de Dezembro, este bolo torna-se obsoleto, ou seja, já não se encontra à venda porque ninguém o compra depois dessa data. No Japão, se se for uma mulher com mais de 25 anos que ainda não esteja casada, as pessoas têm a tendência para usar a expressão ‚Niju-go nichi sugita Kurisumasu keiki, o que resumindo estão a identifica-la como um bolo de natal porque ninguém a quer depois dos 25, embora hoje em dia cada vez os casamentos sejam mais tardios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-85EeQI-RE-h8Gh-YcCfVEgSmXQpxNXabZ4-HpCxvt7xO9DY7hfM8zyUh_f6n4u4l5mfdWJHbt0TBF9vzjQRBuZNdr5hefTJc39cGkDvF0O5SGcH8X9NndPBKHYFIPfkse6b7-iZFzB25/s400/NATAL+BOLO.jpg)
O famoso Kurisumasu Keiki
O prato principal da véspera de Natal é nada mais, nada menos do que frango assado do KFC. A KFC japonesa, através de uma ousada técnica de marketing, levou os japoneses a acreditarem que a mesma é a marca de eleição dos americanos na noite de natal e é nesta altura que ela mais factura em relação a todo o ano.
Por outro lado, como muitos lares japoneses não possuem um forno grande o suficiente para que possam cozinhar um frango ou peru inteiro no forno, eles compram-no no KFC cujas reservas são feitas com meses de antecedência caso contrário arriscam-se a não ter nada para jantar!
Hoteiosho, o Pai Natal japonês, é um velhinho simpático que traz num grande saco, prendas para dar as crianças quando estas se encontram a dormir e, segundo a lendas, possui olhos na nuca de forma a poder ver se as crianças se estão a portar bem. Muitas são as crianças que chegam a acreditar que o Pai Natal existe até aos 10 anos de idade quando na realidade são os pais quem colocam as prendas ao lado das suas camas! Quando elas descobrem que o Pai Natal não existe, os pais deixam de lhes dar prendas.
Hoteiosho, o Pai Natal japonês
No dia seguinte, 25 de Dezembro, todos os enfeites natalícios que embelezavam a cidade desaparecem da noite para o dia como que por magia dando início a mais um dia de trabalho e de aulas até ao dia em que se irá festejar Shogatsu ou seja, a passagem de ano.
Fonte @ www.animeportugal.net
2 comentários:
japoneses doidos xD
é por essas e por outras que gostava de saber falar japonês e viver no Japão!
Apesar de eles tenderem a ser xenófobos. XD
Enviar um comentário