Conforme se foram desenvolvendo os métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se mais barato, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Ainda assim as pessoas com menos posses esforçavam-se em não desperdiçar papel; guardavam sempre todas as pequenos restos de papel, e usavam nos seus modelos de origami.
Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, porque eram transmitidas verbalmente de geração em geração.
Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1797 foi publicado o livro "Hiden Senbazuru Orikata" que continha o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da India. O Origami tornou-se assim ainda mais popular. Existe uma impressão deste livro em madeira de 1819, intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel. Em 1845 foi publicado outro livro: "Kan no mado" que incluía uma colecção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.
O origami utiliza um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Esta arte é praticada desde o Perídodo Edo (1603-1897)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9ogR1rD9U5gb0IqtdNA07zhWoCKs76LFmNA4xTfmLAQj_x8xdF80BEMDB9qRx75uo3_qLJ0oNUuCd8yHTUc8la7ywrCLTZrBmx6av__33t7mkDqGOjw3sq810rwIQ54CSbha0GGMnGb0/s400/origami-21.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário