Segundo as histórias tradicionais japonesas, no fundo do mar do arqipélago japonês, vive Namazu, um peixe gigante. Quando este se movimenta provoca terramotos.
Ilustração da época |
Namazu é um grande peixe escuro com grandes bigodes, de hábitos nocturnos que vive perto da superficie, em aguas pouco profundas. Segundo a lenda, apenas o deus Kashima é capaz de controlar Namazu, colocando uma grande pedra sobre a cabeça deste. Nessa pedra está escrito na linguagem japonesa: "Kaname ishi", que significa "pedra fundamental".
Porém, o deus Kashima. por vezes, descansa da sua vigia ao grande peixe e este consegue escapar. É principalmente o movimento da sua cauda que provoca os terramotos.
Outras versões da história falam de uma espada e até de uma espécie de abóbora como forma de imobilizar a criatura.
![]() |
Estátua do Namazu na cidade de Yoshikawa |
Mas existem muitas outras interpretações para Namazu, desde protetor de rios até elemento de critica social. Em geral, está associado a um periodo de grandes mudanças.
Namazu foi tema de várias xilogravuras (ukiyo-e) famosas no Japão entre os séculos XVII e XIX. Em muitas, aparece com metáforas.
Desde o Periodo Edo (1603- 1867) e até aos dias de hoje, Namazu recebeu uma imagem mais positiva. Costuma estar representado em amuletos que os japoneses acreditam prevenir de catástrofes naturais.