É uma luta de competição japonesa, no qual dois atletas competem num ringue circular (que tem o nome de dohyo) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyo perde a luta. Também se perde a luta se for aplicado algum golpe proibido.
Luta de sumo |
Antes de começar qualquer combate existe um ritual, os grandes campeões usam uma roupa cerimonial, fazem os movimentos de abertura de pernas, elevando uma delas e batendo com o pé no chão.
De seguida um dos juízes, para consagrar o ringue, despeja saque sobre Outro ritual é feito pelo juiz antes da luta para consagrar o ringue, despejando-se saquê sobre ele. Outro dos juízes atira sal para purificar o ringue.
Ritual das pernas |
O árbitro é a única pessoa além dos lutadores que se encontram presentes no ringue. Vestem-se com uns quimonos estampados. Os árbitros de alta posição vestem o tabi, meias japonesas e sandálias de palha enquanto que os de posições mais baixas ficam descalços
Para além dos lutadores e do arbitro, existem também os juízes que estão sentados à volta dos quatro lados do dahyo, vestidos com quimonos pretos. Caso haja uma duvida relativamente à decisão do arbitro, estes sobem ao ringue para resolver entre eles a questão. Por exemplo, quando os dois lutadores tocam no chão ao mesmo tempo é impossível decidir quem é o vencedor, nesse caso os juízes podem solicitar uma nova luta.
Árbitro |
Sem comentários:
Enviar um comentário