segunda-feira, 18 de maio de 2009

Harajuku


Com a popularização da cultura alternativa nas nossas metrópoles, os emos, punks e góticos tornaram-se cada vez mais numerosos nas ruas e em casas nocturnas, gerando comentários de que os seus estilos são exagerados, devido às espalhafatosas roupas, penteados e acessórios utilizados.Porém, este choque cultural nacional parece pequeno para quem já ouviu falar de um outro tipo de movimento jovem, que é ainda maior, e nasceu em Harajuku - um bairro muito popular no município de Shibuya, em Tóquio.
É aqui que todos os domingos, cerca de dois mil adolescentes se reúnem para desfilarem figurinos que parecem saídos de histórias futurísticas, quadrinhos de mangá ou de lojas de brinquedos. Por lá, circulam diferentes estilos, que fizeram este bairro japonês ficar famoso em todo mundo.


(Bairro de Harajuku, Shibuya)

Uma visita a este bairro faz parte do pacote turístico de muitas agências de viagens japonesas, que procuram explicar os hábitos destes adolescentes - considerados mais importantes que a própria paisagem.

Existem vários géneros:

  • Visual Band (Tentam imitar músicos de bandas famosas e a maioria têm inspiração gótica)


  • Gyaru e Yamamba (As duas vertentes procuram imitar o estilo Barbie de se vestir)


  • Kireime (Raparigas que usam maquilhagem em tons pastel, saias até aos joelhos, adoram marcas importadas e caras como Gucci, Fendi, Louis Vuitton ou Prada.)


  • Lolita (vestem-se como bonecas de porcelana, vestidos de modelagem vintage, com meias até ao joelho, lencinhos nos cabelos e ursinhos de peluche nos braços.)

Não é apenas no Japão que o Harajuku que existe esta moda. Este estilo também começa a aparecer no universo musical. Com o lançamento do álbum "Love. Angel. Music. Baby", de 2004, a vocalista Gwen Stefani tem promovido o intercâmbio cultural entre o Japão e Estados Unidos. Acompanhada de quatro típicas "Harajuku Girls", a cantora importou o estilo oriental e criou também novas tendências para a "L.A.M.B.", a sua marca de roupas. Tal como Gwen Stefani, outros artistas da música também foram influenciados a vestir-se como a cultura oriental. Entre os nomes, destacam-se Kelly Osbourne, Jumbo Elektro, Dee Light e as Spice Girls.


(Gwen Stefani e as suas Harajuku Girls)

Quem visitar um Mc Donald's ou uma casa de banho pública deste bairro japonês, terá uma surpresa: nestes locais, ao fim da tarde, é comum ver raparigas a desfazer as pinturas e penteados para voltarem para a casa, já que os mais velhos nos comboios e ruas sentem-se incomodados com estes tipos de extravagâncias.
O objectivo principal daqueles que se vestem para aparecerem em Harajuku é poder mostrar as suas vontades atrás de uma máscara irreconhecível, fugindo da realidade repressora e controladora vivida diariamente nas suas casas.
Para manterem estes exêntricos guarda-roupas em dia, os jovens nipônicos assumem responsabilidades; trabalham durante toda a semana e, assim, gastam grandes quantias em salões de beleza, esteticistas e roupas de marca.
É difícil encontrar maiores de 20 anos nestas tribos. Isso acontece porque, com esta idade, o jovem é considerado adulto no Japão e passa a assumir uma série de responsabilidades que a família exige. O comportamento maduro e sóbrio também passa a ser um pré-requisito para a convivência pacífica com os entes, conhecidos e vizinhos.
Uma coisa que não pode ser negada é que o gosto pelo "enfeite" é algo que habita a cultura japonesa há milênios, muito antes dos harajukus. Basta lembrarmo-nos das rígidas e interessantes tradições estéticas deste povo, como a exigência de impecáveis quimonos de seda para certas cerimônias, os milimétricos penteados das adornadas gueixas e as detalhadas espadas dos samurais.

Aqui ficam algumas fotos dos Harajukus...



4 comentários:

Kamina disse...

Muito bom,confesso que não sabia o que era Harajuku e agora estou bastante mais esclarecido ^^

PS-Adorei aquelas lolitas *.*

Pantapuff disse...

oi amiga,
parabéns plo blog, está mto giro ^^

BF31 disse...

A ritinha nunca falha =D

Mais um post fantástico!

Começo eu próprio a ficar ainda mais fã da cultura japonesa a tua pala xD

Beijinho MA =D

prima chan disse...

eles sao estranhos, n sao?! xD
é engraçado..