sexta-feira, 22 de maio de 2009

Kendo

Um dos desportos japoneses que mais me fascina é, de facto, o Kendo...

Kendo (剣道) significa "caminho da espada". É uma moderna arte marcial baseada na esgrima tradicional japonesa. É uma actividade física e mental que combina os fortes valores das artes marciais com o desporto.


(aula de kendo)

Os praticantes de kendo são chamados de kendoka, que significa "aquele que pratica kendo", ou ocasionalmente kenshi, que significa "espadachim".

O Kendo é uma arte marcial que tem origem nas técnicas de combate dos antigos guerreiros japoneses, os samurais. É uma adaptação das técnicas de luta com espada. Pode então, considerar-se o Kendo como esgrima Japonesa. Contudo não se pense que estamos a falar de uma actividade violenta e perigosa, muito pelo contrário. O Kendo evoluiu no sentido de se tornar uma actividade segura, divertida e muito recompensadora em termos físicos e psíquicos. Todo o equipamento de protecção, bem como a espada (de ripas de fibra de carbono ou bambu), reduzem a zero o risco de acidentes.

Tal como na Esgrima um assalto de Kendo consiste no confronto entre dois praticantes. O objectivo destes é a marcação de pontos, feita através de um correcto uso da técnica de maneira a atingir o adversário num dos quatro pontos permitidos: Cabeça (Men), corpo (Do), antebraço (kote) ou levar a espada a garganta do adversário.

(pontos permitidos para atingir o adversário)


Finalidadeds do Kendo:
  • Molda o corpo e a mente

  • Cultiva um espírito vigoroso

  • Reverencia a honra e a cortesia

  • Lutar pela melhoria do Kendo
No Japão, depois do Baseball, o Kendo é a actividade com maior número de praticantes. Isto deve-se ao facto de ter um papel muito importante na Educação Física dos Japoneses, desde as crianças das escolas primárias até aos estudantes universitários.
Esta importância atribuída ao Kendo pelos Japoneses tem uma razão: proporciona um treino físico muito completo, permite ao atleta desenvolver capacidades que lhe são muitíssimo úteis, não só como kendoka, mas também como pessoa. O poder de concentração, a capacidade de resolução, a autoconfiança, lealdade, o respeito e outros aspectos directamente relacionados com a constante evolução e melhoramento de si próprio, são alguns exemplos daquilo que se pode obter através da prática regular do Kendo.

Equipamento:




Keiko-gui: kimono semelhante ao usado no karate. Em geral é feita de tecido de algodão reforçado nas cores branca, azul marinho ou preta

Hakama: saia calça com pregas. Em geral é feita de tecido de algodão nas cores branca, azul marinho ou preta

Bogu: armadura composta por quatro peças vestida sobre o Keiko-gui e o Hakama

Men: espécie de elmo que protege a cabeça, cuja parte frontal exibe uma grade de metal, presa a uma parte posterior feita de couro e tecido reforçado por costuras.

Do: protetor do tronco feito de bambu ou resina plástica.

Kote: luvas feitas de tecido reforçado por costuras e couro.

Tare: espécie de avental feito de tecido reforçado por costuras


Em 1970 foi fundada a Federação Internacional de Kendo (FIK), com a sede no Japão. Até 2008 haviam filiados na FIK 47 entidades representantes de países.
Desde 2006 a FIK faz parte da General Association of International Sporting Federations (GAISF), entidade máxima do desporto mundial, que congrega entidades de outros desportos (como FIFA, FIBA, FIVB) e artes-marciais (como Federações Internacionais de Aikidô, Judô, Jujitsu, Karaté)

O número de praticantes de kendo tem vindo a aumentar continuamente (em 2005 a FIK estimava que no Japão existam cerca de 1.2 milhões de praticantes, e no mundo 2.0 milhões)

3 comentários:

BF31 disse...

a ritinha está feita ao bife porque kendo só há em Santa Apolónia xD

Mas tu vais lá que eu sei xD

excelente post sobre esta bela modalidade ;D

Beijinho

Anónimo disse...

Muito interessante o teu blog...

Também sou fã da cultura japonesa...

Anónimo disse...

Digo-te já que gostava muito de aprender kendo, é algo que me faria beme que eu teria um gosto enorme, este post tá magnifico tenho de admitir.

Bom trabalho neste blog, espero que toda a pessoa que vier goste e comente, isto é bom para aprender sobre o Japão. As pessoas precisam de culturaXDXD.

Ass: Marcelo