sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Karaoke

O termo karaoke (カラオケ) é uma composição das palavras “kara"(空) que significa vazio, e “oke”(オー) que significa orquestra. Assim, podemos dizer que significa "sem orquestra".
O termo foi inventado há 20 anos, mas já consta da última edição do The Oxford English Dictionary, tal foi a sua popularização.

Conta-se que o karaoke surgiu na cidade de Kobe, num bar que apresentava espetáculos ao vivo. Para solucionar o problema do guitarrista que se ausentara naquela noite, o proprietário da casa providenciou algumas fitas com músicas de acompanhamento, para que os vocalistas pudessem cantar. A idéia foi bem aceita, fazendo com que muitas casas noturnas passassem a oferecer o karaoke como uma opção de entretenimento.
O avanço da tecnologia permitiu a criação de equipamentos domésticos que permitiram que a moda propagasse por todo o arquipélago japonês.


No tempo das grandes orquestras, os japoneses sempre gostaram de cantar. Nas festas e nos encontros entre amigos, os mais desinibidos cantavam as suas músicas sem acompanhamento musical. Isto existia em eventos mais sofisticados, batizados de "nodojiman" (literalmente: orgulhar-se da garganta). Os campeonatos de "nodojiman", acompanhados de uma pequena orquestra eram realizados por todo o país.
A tradição foi introduzida pelos imigrantes japoneses, e os campeonatos foram realizados em larga escala nas décadas de 60 e 70.

Com o lançamento de produtos diferenciados, o karaoke tornou-se um importante segmento dentro da indústria do entretenimento. Video disc, videoke e outros estão cada vez mais presentes nas casas. No Japão, entretanto, com as casas muito próximas umas das outras, alguns vizinhos não gostavam do karaoke praticado do outro lado da parede. A solução foi a criação do karaoke box, estabelecimento com pequenas salas vedadas que são alugadas para pequenos grupos. O primeiro karaokê box apareceu em 1984 em Okayama. Estima-se que existem 10 mil karaoke boxes no Japão.


O Karaokê abrange pessoas de todos os estilos, classes sociais e idades, perfeito para relaxar com os amigos. Muitos bares de karaoke estão abertos 24horas. A pessoa escolhe uma sala com um grupo de amigos, e paga um preço estabelecido pelo local, por hora.
Os participantes são encaminhados à sala que escolheram. Esta sala está equipada com tudo que é necessário: microfones (normalmente dois por sala), TV, aparelho de vídeo/karaoke e alguns ainda possuem tamborins e maracas para os amigos acompanharem enquanto a pessoa canta.
As salas variam de tamanho e estilo. Os lugares mais baratos são espaços mais abertos e básicos em relação aos equipamentos.
A TV e os equipamentos de karaoke ficam de um lado da sala, os bancos ficam ao redor e a mesa no meio. Comidas e bebidas também estão disponíveis.
Em relação a música, existem desde os últimos lançamentos do Japão até uma grande lista de músicas britânicas e americanas e às vezes até músicas de outras regiões asiáticas, como Coreia e China.

2 comentários:

MaoStar disse...

vês? já aprendi alguma coisa hoje xD

MaoStar disse...

por acaso o 3º opening da sakura é um dos k tem a nota mais alta xD é k primeiro ando a clasificalos depois é que faço o top xD se nao ficava um pouco unfair