segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Taiko

A palavra Taiko (太鼓) significa "grande tambor" em japonês.
O tambor é um dos instrumentos mais antigos, utilizados em todas as partes do mundo. Tal como os tambores eram descobertos em ruínas de diversas civilizações antigas, encontravam-se também tambores em escavações de antigas ruínas japonesas. Devido ao seu som se propagar até longa distância, os tambores originalmente eram utilizados como meio de transmissão de informação.


A batida dos tambores também emocionava as pessoas e, por isso, os tambores desempenhavam um papel importante em cerimónias religiosas e festas.
Durante a era das guerras (sec. XV a XVII), os tambores eram utilizados para elevar a motivação e a moral dos guerreiros nos campos de batalha, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos. Após o Período Edo (sec. XVII a XIX), tornando-se uma parte essencial da cultura popular.

Actualmente, o número de praticantes do Taiko tem aumentado celeradamente. Grupos de Taiko actual nos diversos pontos do Japão, com ritmos peculiares e característicos das suas regiões. Além disso, mais recentemente grupos novos têm sido formados, com o objectivo de tornar as músicas tradicionais dos tambores novamente populares.
Hoje em dia o Taiko representa um género musical por excelência, atraíndo a atenção entusiasmada do estrangeiro.
Como se pode ver em baixo, existem vários tipos de tambores:


Nagado Taiko
 
   Okedo-daiko

Shimê Daiko
O tradicional "Nagadô taiko" é feito de troncos ocos de Keyaki (olmo japonês). Em contrapartida, "Okedô daiko" e "Shime daiko" são produzidos através da montagem de pedaços de madeira sobre a armação do corpo do tambor.

Os tambores de mais alta qualidade são preparados por artesãos em todas as etapas e utilizam madeira de árvores Keyaki (olmo japonês) no corpo do Taiko para uma melhor qualidade de som. Há alguns anos, os maiores olmos do Japão foram todos cortados, motivo pela qual actualmente os artesãos dependem da importação de espécies similares de Àfrica.
A produção do Taiko começa pela secagem da madeira do olmo. Tradicionalmente, exigia-se mais de 10 anos de secagem ao natural. Prém, actualmente é possivel realizar este processo mecanicamente num ano. A seguir, o centro do tronco é removido para formar uma cavidade oca, inserindo-se sulcos na superficie interna com "nomis", um tipo de formão, a fim de maximizar a ressonância.

Árvore Keyaki
A superficie interna ainda passa por vários processos para criar efeitos de vibração do som, como a aplicação de "Usushi" (laca) ou folhear com ouro. Finalmente, ambas as faces abertas recebem uma pele de couro. O maior Taiko existente hoje tem o diâmetro de 267cm. Elaborado em 1996, exigiu 5 anos para a sua produção.            

No passado fim de semana de 11 e 12 de Setembro de 2010, pode assistir-se na capital portuguesa à actuação do grupo jovem Tachibana Taiko Hibikiza. Um concerto espectacular!
Aqui fica o video de uma parte das actuações:


Fontes @ Nippon Taiko Foundation e Wikipédia

1 comentário:

Marco Rebelo disse...

muito obrigado pela partilha :)