sábado, 6 de junho de 2009

Cerimónia do chá

Uma arte bem tradicional do Japão... a cerimónia do chá! Não é simplesmente servir chá as visitas... é muito mais que isso como poderão ver...

A cerimónia do chá (chanoyu: 茶会, literalmente, o caminho do chá ) é um sentimento que dificilmente pode ser expresso por palavras.

Foi desenvolvida sob influência do budismo Zen, cujo objectivo é purificar a alma do homem, confundindo-a com a natureza, o povo japonês procura o reconhecimento da verdadeira beleza através modéstia e simplicidade.


Os encontros de chanoyu são chamados de chakai (茶会, encontro para chá). São encontros formais onde para além do chá inclui também uma refeição tradicional (chamada de Kaiseki).

O praticante da Cerimónia do chá precisa ter conhecimento de várias artes tradicionais que fazem parte do Chanoyu (o cultivo e variedades de ervas para o chá, roupas tradicionais, caligrafia, arranjos florais...). Mesmo participando apenas como convidado é preciso ter conhecimeno de gestos e frases pé-defenidos, como comportar-se na sala e até como se servir de chá.



"A cerimônia do chá requer muitos anos de treino... antes de dominar toda esta técnica, cada detalhe, significa mais do que simplesmente servir o chá. É crucial que os movimentos sejam perfeitos, o mais educado, mais gracioso, e usando os bons modos. "
(Lafcadio Hearn)

Beber chá é um costume introduzido no Japão, no século IX, pelo Monge Budista Eichu, quando regressava de uma visita à China. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão, e cultivada em seu próprio território.
O costume de beber chá, iniciou-se como uma forma medicinal, era como um luxo, uma vez que era importada da China.
No século XII, surge um novo tipo de chá, o chá verde, trazido por Eisai, outro monje japonês quando regressava da China. Este foi inicialmente utilizado em rituais de Templos Budistas.

No século XIII, já os samurais consumiam esta bebida como uma adaptação do Budismo, com isso o futuro do chá, estava traçado.
Por volta do século XVI, beber o chá tornou-se bastante popular, chegando a atingir todas as camadas sociais.

Sen no Rikyu e Takeno Jo são os responsáveis pelo desenvolvimento e criação da cerimónia do chá, sendo um deles: cada cerimónia de chá é única, e nunca poderá ser reproduzida

Estes costume resistem até hoje.


As regras rigorosas da etiqueta a Cerimónia do chá podem parecer penosas e meticulosas à primeira vista, pois são calculadas minuto a minuto, a fim de obter a maior economia de movimentos. Ao todo a cerimônia consome em média 4 horas.


De uma forma simplificada, a Cerimória consiste no seguinte:
  • a primeira sessão trata-se de uma refeição ligeira denominada kaiseki;
  • o nakadachi (uma pausa breve);
  • Gozairi, a parte principal da cerimônia onde o chá é servido;
  • Ingestão do chá;

Os utensílios da cerimônia são chamados de dōgu (道具, literalmente “Ferramentas”). São necessários uma grande quantidade de dōgu para uma cerimônia básica. Se fosse para fazer uma lista de todos eles, seria preciso prencher centenas de páginas de livros, com centenas de capítulos. A imagem demonstrada é apenas os itens essenciais:


2 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto muito de chá, e algo que eu amaria mesmo era participar numa destas cerimónias, mas gostava de ter a prática precisa, aparecer lá sem saber como agir era muito mau.

"o povo japonês procura o reconhecimento da verdadeira beleza através modéstia e simplicidade."

Amei esta frase, porque este é um principio que eu tento seguir muitos momentos da minha vida.

Mais um post soberbo, continua que eu estarei á espera de mais informação:3

Ass: Marcelo

BF31 disse...

Bom,eu como Figura -mor da cultura portuguesa xD nao posso deixar de elogiar e de sublinhar a riqueza cultural que o teu bolg trás ao nosso pais :D

Muito bem ritinha estou a gostar de conhecer o japao pelas tuas pelavras =D

Continua,mesmo!=D

Beijinho grande MA =D