sexta-feira, 3 de julho de 2009

Quimono, fato tradicional japonês!

O traje tradicional japones... um fato belissimo...

Embora hoje a maioria dos japoneses usa vestuário de estilo ocidental. Não é raro ver uma mulher de quimono na rua, ou um homem descontraido num quimono fresco de verão (yukata). Os quimonos são peças de vestuário usado por homens e mulheres, normalmente em ocasiões especiais e festas.

(quimono formal)

Esta mulher usa um furisode, um quimono formal com mangas longas leves. Em geral é usado por solteiras em ocasiões especiais como o dia de entrada na maioridade (15 de Janeiro). É feito em padrões extremamente coloridos e extravagantes.

O magnifico tecido de quimonos das mulheres é pintado, cozido ou tingido à mão, usando uma das muitas tecnicas tradicionais japonesas para criar padrões complexos.

(yukata, kimono de verão)

O quimono masculino consiste num quimono de seda preta. O quimono é mais curto do que o femenino para facilitar o movimento. Sob o quimono usam-se a hakama pelo tornozelo e um casaco largo, comprido e liso. A insignia da familia está bordada a branco.


(Quimono formal)

(yukata, kimono de verão)

Um bom quimono pode até durar anos ou várias gerações - é feito num formato único e não ao tamanho de cada corpo, sendo ajustado ao vestir. Pode custar dezenas de milhares de ienes, e são muito valiosos numa familia. Para guardar são descosidos Para guardar são embrulhados em papel.

Nos casamentos tradicionais, o noivo usa um quimono formal, e a noiva usa um quimono branco, chamado Shiromuku, e um penteado especial.


(Casamento tradicional)

1 comentário:

Kamina disse...

Bem,post espectacular como sempre da tua parte,por acaso não sabia que os japoneses ainda tinham o habito de usar kimonos e yukatas como roupa normal =O