sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hanami

Em primeiro lugar, a todos que passem pelo blog, um bom ano!!
Embora a festa das cerejeiras em flor seja só em Abril, este será o primeiro post do ano =)

Durante a primavera japonesa, as cerejeiras (sakura) florescem e enchem os parques com a sua rara beleza. Os japoneses aproveitam a chegada do bom tempo para passear pelos parques e fazer piqueniques à sombra desse verdadeiro espetáculo da natureza. Hanami (花見“visão da flor”) é o nome desta tradição.
A temporada das sakuras marca uma das estações mais bonitas do ano.
A tradição do Hanami (cuja tradução, em português, seria algo como "contemplar as flores") começou como um entretenimento imperial, no séc. VIII. Com o passar do tempo, essa tradição estendeu-se a todo o território japonês e a todas as classes sociais.
Hoje, a festa está tão consolidada que, a cada ano, o serviço meteorológico do Japão prediz a época em que as cerejeiras florescerão em cada região do país.



As zonas mais visitadas de Tóquio são o parque de Ueno, o parque Shinjuku Gyoen e os arredores do Palácio Imperial. Nas primeiras horas da manhã as pessoas começam a chegar aos parques para reservar o seu lugar, estendendo as suas toalhas e reunindo-se com a família e os amigos para saborear comidas típicas e beber saquê.
O florescimento das cerejeiras costuma ocorrer entre o final de março e o princípio de abril, durando apenas uma semana. Durante a noite, a celebração do Hanami é conhecida pelo nome Yozakura (cerejeiras noturnas).

Aqui fica um video sobre Hanami!


Sem comentários: