terça-feira, 8 de março de 2011

Sumo

Todos nós conhecemos o sumo (相撲, sumô em japonês).
É uma luta de competição japonesa, no qual dois atletas competem num ringue circular (que tem o nome de dohyo) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyo perde a luta. Também se perde a luta se for aplicado algum golpe proibido.

Luta de sumo
O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um desporto, conserva rituais xintoístas, inclusive há uma lenda que conta que os deuses lutaram sumo entre si. O sumo era um evento para os deuses onde também eram executadas danças e dramaturgias. Só a partir do século VI é que começou a praticar-se como um desporto.
Antes de começar qualquer combate existe um ritual, os grandes campeões usam uma roupa cerimonial, fazem os movimentos de abertura de pernas, elevando uma delas e batendo com o pé no chão.

De seguida um dos juízes, para consagrar o ringue, despeja saque sobre Outro ritual é feito pelo juiz antes da luta para consagrar o ringue, despejando-se saquê sobre ele. Outro dos juízes atira sal para purificar o ringue.

Ritual das pernas
As lutas são muito rápidas e emocionantes, algumas decididas no primeiro golpe. As mais demoradas dificilmente chegam a 15 segundos,Cada torneio tem a duração de 15 dias cada um e geralmente começam ao domingo. No torneio que ocorre em Maio na cidade de Tokyo, ocorre no Ginásio Nacional de Sumo na cidade de Ryogoku e conta com a presença do imperador.

O árbitro é a única pessoa além dos lutadores que se encontram presentes no ringue. Vestem-se com uns quimonos estampados. Os árbitros de alta posição vestem o tabi, meias japonesas e sandálias de palha enquanto que os de posições mais baixas ficam descalços

Para além dos lutadores e do arbitro, existem também os juízes que estão sentados à volta dos quatro lados do dahyo, vestidos com quimonos pretos. Caso haja uma duvida relativamente à decisão do arbitro, estes sobem ao ringue para resolver entre eles a questão. Por exemplo, quando os dois lutadores tocam no chão ao mesmo tempo é impossível decidir quem é o vencedor, nesse caso os juízes podem solicitar uma nova luta.

Árbitro

Sem comentários: