sexta-feira, 22 de abril de 2011

Namazu

Segundo as histórias tradicionais japonesas, no fundo do mar do arqipélago japonês, vive Namazu, um peixe gigante. Quando este se movimenta provoca terramotos. 

Ilustração da época

Namazu é um grande peixe escuro com grandes bigodes, de hábitos nocturnos que vive perto da superficie, em aguas pouco profundas. Segundo a lenda, apenas o deus Kashima é capaz de controlar Namazu, colocando uma grande pedra sobre a cabeça deste. Nessa pedra está escrito na linguagem japonesa: "Kaname ishi", que significa "pedra fundamental".
Porém, o deus Kashima. por vezes, descansa da sua vigia ao grande peixe e este consegue escapar. É principalmente o movimento da sua cauda que provoca os terramotos. 
Outras versões da história falam de uma espada e até de uma espécie de abóbora como forma de imobilizar a criatura.

Estátua do Namazu na cidade de Yoshikawa
Mas existem muitas outras interpretações para Namazu, desde protetor de rios até elemento de critica social. Em geral, está associado a um periodo de grandes mudanças.
Namazu foi tema de várias xilogravuras (ukiyo-e) famosas no Japão entre os séculos XVII e XIX. Em muitas, aparece com metáforas.
Desde o Periodo Edo (1603- 1867) e até aos dias de hoje, Namazu recebeu uma imagem mais positiva. Costuma estar representado em amuletos que os japoneses acreditam prevenir de catástrofes naturais.


2 comentários:

Evandro Cunha disse...

Cara Rita Antunes, Sou o dirigente do teu recente grupo de Facebook, Eu sou do tempo em que o Dragon Ball era rei, como a todas as pessoas que examinam a minha pagina tento contribuir na dela, no meu caso tem algo a ver com o Dragon Ball, apercebi--me tambem que estudas o mesmo curso que eu, mas la na vossa universidade dao lhe um nome diferente. o meu contributo para enriquecer o teu post, é o seguinte:
O teu post é mais do que verdadeiro, trata-se de uma lenda que fala sobre um um peixe que ao mexer os bigodes cria terramotos marinhos, há uma mini-saga do Dragon Ball GT que trata exactamente dessa criatura, o nome dela é Zunama, este episódio foi inspirado na lenda antiga dessa ignóbil criatura. Nós temos o adamastor. Deixo aqui um pequeno episódio dessa criatura

http://www.desenhosanimados.ws/assistir/dragon-ball-gt-ep-8--o-bigode-de-zunama-parte-1

priyamada disse...

ooii tem Sorteio no meu blog,
Participa la
Kit de produtos do Japão *-*
http://priyamada.wordpress.com/2011/07/25/primeiro-sorteio-fofices-niponicas/