quarta-feira, 3 de junho de 2009

Haiku ou Haikai

Este tema foi uma descoberta para mim...já tinha ouvido falar de Haiku, inclusive sabia do que se tratava...mas nunca procurei aprofundar este tema. Aqui vai um artigo sobre Haiku ou Haikai (como preferirem chamar-lhe)!


Haiku (俳句, ou Haikai ) é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.

O haiku deriva duma forma anterior de poesia, que surgiu entre os séculos IX e XII, designada por tanka. Continha 5 versos, de 5 e 7 sílabas, que tratavam temas religiosos ou ligados à corte.
No século XV, os muitos concursos de poesia tanka deram origem a um jogo de escrita de longos poemas: a primeira estrofe, de 3 versos (com 5 ou 7 sílabas), era sugerida por um poeta e as restantes iam surgindo e associando-s. Era um jogo bastante competitivo.
Rapidamente a estrofe inicial de 3 versos acabou por se tornar uma forma independente de poesia. Mas só no século XIX, o mestre Masaoka Shiki lhe atribuiu um nome: haiku.

Bashô Matsuo (1644–1694), considerado o primeiro e maior poeta japonês de haiku, nasceu samurai e adoptou a simplicidade tanto na vida como na criação poética.
Enriqueceu o haiku, superando a artificialidade de poetas anteriores e tornando-o artistica e socialmente aceite. Começou a valorizar o papel do pensamento no haiku, introduzindo-lhe o espírito do budismo zen.
Os seus poemas sugeriam os mais variados estados de espírito: humor, depressão, euforia, confusão... permitindo assim uma consciência da grandiosidade da natureza ( física e humana).

"Este caminho,

Ninguém já o percorre,

Salvo o crepúsculo

De que árvore florida

Chega? Não sei

Mas é o seu perfume"
(Basho Matsuo)

Outros poetas do género se lhe seguiram foram: Buson Yosa (séc. XVIII), Shiki Masaoka (séc. XIX), Koi Nagata (séc. XX). Nem Shiki nem os poetas contemporâneos afirmaram uma ligação ao zen, como Bashô, embora seja inegável que a essência desta filosofia continue presente em muitas composições haiku.

“O haiku é mais do que uma forma de poesia; é uma forma de ver o mundo. Cada haiku capta um momento de experiência; um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida”.
(A. C. Missias, biólogo e poeta americano)

Assim, o haiku uma forma de poesia breve, depurada, bela, simples e fluente. É uma reacção estética minimalista à crescente consciência humana do caos. Exige uma atenção aos mais pequenos eventos da natureza objectiva e imediata; uma permanente atitude de espanto perante o fenómeno da natureza. Pressupõe uma relação entre o particular e o geral, entre o mais individualmente percebido e o ritmo cósmico da natureza, entre a efemeridade da sensação e o eco que esta pode despertar na sensibilidade e na memória, promovendo uma união entre o sujeito e o objecto. De referir que, no Oriente, o conceito de união entre o homem e a natureza é diferente do ocidental: o homem também é a natureza, por isso, o conceito de união remete para aquele momento específico em que o homem reconhece essa natureza a que ele também pertence.

Na pedra está o seguinte haiku:

"Nas folhas do livro

Que se abre no outono

Reaprende a cidade."

O haiku foi absorvido por outras culturas e línguas, tendo ganho popularidade em diversas regiões do mundo durante o século XX. Chegou ao Ocidente, quer pela via da imigração japonesa, quer pelo fascínio que o Oriente foi exercendo pelo Ocidente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Haiku huh? Nunca tinha ouvido falar mesmo, é bastante profundo gosto disso, gosto de poemas que falem para o coração e alimentem a alma. Sinceramente admiro o homem por ter lutado para fazer essa arte mais aceitável para a sociedade, dar coisas destas nas aulas era mesmo bonito.

Gostei muito deste post*_* Escreves coisas optimas*_*

Ass: Marcelo

BF31 disse...

Suteki da ne?

=D

Just keep on going ;D

I'll be nearby to give you a hand in case if you need one xD

Thank you for everything BF!=D