sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Origami

Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas, sem cortar ou colar o papel.


Conforme se foram desenvolvendo os métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se mais barato, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Ainda assim as pessoas com menos posses esforçavam-se em não desperdiçar papel; guardavam sempre todas as pequenos restos de papel, e usavam nos seus modelos de origami.
Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, porque eram transmitidas verbalmente de geração em geração.

Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1797 foi publicado o livro "Hiden Senbazuru Orikata" que continha o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da India. O Origami tornou-se assim ainda mais popular. Existe uma impressão deste livro em madeira de 1819, intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel. Em 1845 foi publicado outro livro: "Kan no mado" que incluía uma colecção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.


O origami utiliza um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Esta arte é praticada desde o Perídodo Edo (1603-1897)

Sem comentários: