quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados no Japão

Estávamos no ano de 1958 quando um fabricante de chocolates de Tóquio teve a ideia de celebrar o dia de São Valentim criando um chocolate em forma de coração, e criar uma campanha que cativasse as mulheres para confessar o seu amor oferecendo o "seu" doce coração. Somente cinco foram vendidos no primeiro ano, mas com o passar dos anos foi-se tornando cada vez mais um acto social por parte das mulheres japonesas.


Logo no ínício do ano, as lojas ou armazéns começam a enfeitar as suas montras com enormes corações feitos de chocolate e a oferecer cartões de lembrança do dia que se aproxima, a televisão bombardeia as mulheres com mensagens subliminares de anúncios e alertas para o dia 14 de Fevereiro. Rapidamente chegamos ao fim do primeiro mês e a cada dia que passa torna-se mais díficil de comprar qualquer artigo por causa dos estabelecimentos estarem completamente cheios.

Originalmente, o dia dos namorados no Japão é comemorado de uma forma "sui generis", as mulheres dão chocolates aos homens para expressar o seu amor ou os seus agradecimentos. A este tipo de oferta, dá-se o nome de "Honmei-Chocco" (chocolate para o favorito), outro dos artigos mais oferecidos são as gravatas. Existe também outro tipo de oferta em forma de agradecimento, chama-se "Giri-Choco" (chocolate de obrigação).


Face à enorme força que os media têm no Japão e em especial a televisão provocada pela publicidade, o "Giri-choco" tornou-se mais popular que o "Hommei-Choco", e em vez de chocolate, oferece-se qualquer tipo de artigos. Normalmente o "Giri-Choco" é oferecido pelas O.L. (do inglês Office Lady, ou sejam as nossas empregadas de escritório) aos colegas e chefes da empresa. É uma forma delas agradecerem.

Mas quando toda a gente pensava que este acto poderia parecer extremamente simples, eis que um grupo de pasteleiros nos anos 80 e com o espirito consumista que caracterizam os nipónicos, decidiram criar o "White Day" (O Dia Branco). Todos os homens que receberam chocolates no dia dos namorados terão que devolver as ofertas um mês depois (14 de Março). O valor da retribuição deve ser mais caro que o da oferta, claro que não é obrigatório que isso aconteça, mas é uma forma de ser bem educado.

Fonte @ ClubOtaku
http://www.clubotaku.org/