domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sapporo Snow Festival

Todos os anos, durante 7 dias do mês de Fevereiro realiza-se o Festival de Neve em Sapporo, ilha de Hokkaido e este ano não é excepção!

(Esculturas de 2010)

O parque de Odori torna-se num gélido museu ao ar livre com mais de 200 esculturas. O festival começou no passado dia 6 de Fevereiro e estender-se-à por mais uma semana, um evento que atrairá segundo os organizadores 2 milhões de visitantes.

O Festival de Neve começou em 1950, quando seis estudantes do ensino secundário construíram seis estátuas de neve no Parque Odori. Em 1955, a Japan Self-Defense Forces da base de Makomanai juntou-se aos jovens estudantes e construiu as primeiras esculturas de neve gigantes, e assim o festival de Neve de Sapporo ficou famoso. Já existiam festivais de neve antes desta mas tinham sido suspensas durante a Segunda Grande Guerra.

(Esculturas de 2008)

Devido à crise energética de 1974, as estátuas de neve foram construídas com cilindros. Isso ocorreu devido à escassez de gasolina causado pela crise e muitos dos camiões utilizados para transportar neve para o local não estavam disponíveis. No mesmo ano, a International Snow Statue Competition começou e desde então, muitos outros países entraram também em competição.

Quando a neve não é suficiente, é a Self-Defense Force, que consideram a participação como exercício de treino, que traz neve de outros locais. A base Makomanai, um dos três principais locais onde se encontravam as esculturas, a partir de 1965, recebeu a maior escultura de sempre. Este local foi suspenso em 2005 e mudou-se para o local Satoland Sapporo localizado em Higashi-ku a partir de 2006. 
Em 2009, Satoland foi transferido para o Tsudome (Comunidade Sapporo Dome que é um pavilhão de desporto).

(Esculturas de 2008)

Nakajima Park foi estabelecido como um dos locais do festival, em 1990, no entanto, foi retirado em 1992. O terceiro local, conhecido como Susukino Ice Festival (すすきの氷の祭典) está situado no bairro de Susukino e inclui predominantemente esculturas de gelo. O local foi aprovado como um dos locais do festival em 1983. Todos os anos, é eleita a rainha Susukino de Gelo, um concurso de beleza feminina.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem que gostava de ir ver :)