domingo, 21 de junho de 2009

Sushi

Sushi... um prato conhecido internacionalmente... mas será que sabe os tipos de sushi que existe? Qual gostaria de provar?

O sushi ( 鮨) é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação de peixe em arroz avinagrado. O sushi, a forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos. Inicialmente, era vendido em barracaquinhas, como comida de rua.


O sushi tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi e shoyu (molho de soja).

O ingrediente comum em todos os diferentes tipos de sushi é o arroz de sushi. A variedade aparece na escolha dos recheios e coberturas, na escolha de outros condimentos, e nas suas formas. Os mesmos ingredientes podem ter formas inteiramente diferentes para a obtenção de efeitos totalmente diferentes. Aqui está uma lista de alguns diferentes tipos de sushi, independentemente dos tipos de recheio e cobertura:


  • Makizushi (sushi enrolado) É geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio.

  • Futomaki (rolinhos grandes) É um dos mais populares. Possui como recheio variadas combinações de peixes, folhas e raízes.

  • Hosomaki (rolinhos finos) Um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte externa. O hosomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais.

  • Temaki (rolinhos de mão) Um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à extremidade larga.

  • Oshizushi (sushi prensado) Um pedaço em forma de bloco. Usando um molde de madeira, chamado oshibako, o chef alinha o fundo do molde com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi, e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca.

  • Chirashizushi (sushi espalhado) Uma tigela de arroz de sushi com outros ingredientes misturados. Também conhecido como barazushi.

  • Gunkanzushi (sushi navio de guerra) Também conhecido como gunkanmaki é um sushi pequeno, ovalado, similar em tamanho e aparência ao hosomaki. Um punhado de arroz é embrulhado à mão numa tira de nori, mas ao contrário do recheio ficar no centro, tem alguns ingredientes — como ovas de peixe — empilhados no topo.

3 comentários:

BF31 disse...

Quero um sushi navio de guerra ouviste rita Antunes? xDD

Mais uma vez obrigado pelo serviço publico que fazes ao divulgar as belezas desta cultura tao rica e fascinante como é a japonesa :D

nao resisto a vir aqui ja xD

Beijinho MA!e parabens!

Anónimo disse...

Sushi é bom demais! 8D

Anónimo disse...

Pensavas que me esquecia? NO WAY!

Anyways, Gostei, no outro dia tive a falar sobre este assunto com o meu irmão, ele anda numa pesquisa ao sushiXD Quem sabe os detalhes daqui ajudem.

Mais um optimo post vindo de ti, que tens uma maneira de transmitir estas coisas de maneira simples e no entanto eficaz. obrigado shakura chan*_*

Espero que tejas bem, tenho saudades:O

Não foste ao FUPO T_T

Ass: Marcelo