segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sake


Sake (酒) ou nihonshu (お酒) é uma bebida alcoólica japonesa, basicamente feita de grãos de arroz fermentação e água. É tomado gralmente quente e em grandes comemorações como o Ano Novo ou cerimónias de casamento xintoístas.


É a bebida alcoólica japonesa desde os tempos antigos. A primeira produção de sake de que há notícia data do século III. Ocorreu em Nara, antiga capital japonesa. Diversas regiões do país passaram a produzir esta bebida, mas a região que a levou a ideia de fabricar o melhor sake foi o distrito de Fushimi, em Kyoto. Existem hoje, cerca de 1.600 fabricantes de sake em todo o Japão.

Classificado na mesma categoria do vinho, o sake é um fermentado natural, com teor alcoólico em torno de 16%, cujos únicos ingredientes são arroz e água.
Do arroz sai a a matéria prima para a fabricação do sake, o koji, que resulta da remoção do amido e do excesso de óleo e proteínas contidas no arroz.
Em sequência, o koji é misturado com água e arroz vaporizado para que se forme o shubo, uma pasta de grãos. O shubo é colocado num tanque e fermentado por trinta dias, com adição do koji e novamente de arroz vaporizado.

Então forma-se o maromi, uma mistura de bolo de sake, sólido, e do sake líquido. Feita a separação por filtragem e submetido o líquido a uma ultrafiltragem, para garantir o sabor fresco da bebida, o sake está pronto para ser consumido. Poderá ser mantido em garrafas até dois anos, sem perder seu sabor natural.


A melhor temperatura para o sake ser consumido é de 35º C, porque nesta temperatura percebe-se melhor as delicadas características da bebida. Mas pode ser bebido em temperaturas superiores ou inferiores, de acordo com a estação do ano.
Quando aquecido, a uma temperatura até 45º C, o sake é conhecido por kan. Torna-se encorpado e adquire um sabor acentuado de melão. Quando arrefecido, o sake é conhecido por higa e assume um sabor frutado. Ao ser servido é acrescentado sal nas bordas do copo.
É geralmente servido em copos de porcelana antiga ou em pequenos copos de madeira, conhecidos por masu.


Como Masu

Existe um ritual especial à mesa para tomar o sake. Levante o seu copinho para receber a bebida, servida sempre pelo seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando-o com a direita. É imprescindível que sirva o seu vizinho de mesa porque não é de bom tom servir a si próprio. O copo de sake deve sempre ficar cheio até o final da refeição. A tradição manda fazer um brinde, Campai, esvaziando o copinho num só gole. É sinal de hospitalidade e atenção.

2 comentários:

earthindigofae disse...

continua a ser um dos meus desejos... um dia provar sake
*.*
e ainda bm q seguiste a minha ideia =3

Anónimo disse...

Eu já provei, e posso dizer que é bem bom! :P